Por: frubelle Em: 29 de setembro de 2020

Qual o papel das frutas congeladas no mercado? O que mudou desde seu surgimento?

15/09

Você tem noção do quanto o setor de alimentos que envolvem frutas mudou e evoluiu depois que surgiu o modelo de frutas congeladas no mercado?

Então continue lendo que vamos contar para você.

Como tudo começou

 
O início da tecnologia de alimentos remonta à pré-história da humanidade.

Com criatividade e talento, de forma empírica, ao longo de séculos as pessoas descobriram e aprimoraram meios para preparar e conservar alimentos, dando origem às bases de várias técnicas de processamento utilizadas na sociedade contemporânea.

Com os avanços da ciência dos alimentos estas técnicas foram incorporando princípios científicos à experiência, formando assim as bases da tecnologia de alimentos atualmente empregada na fabricação de ingredientes e produtos alimentícios, bem como embalagens para acondicionamento de alimentos e bebidas processados.

Desvantagens da fruta in natura

 
Diversos são os pontos negativos em consumir a fruta in natura, relacionada aos estabelecimentos. Usemos como exemplo os restaurantes:

1) Falta de produto no mercado

 
Restaurantes que só usam frutas in natura sofrem muito com perdas e ficam a mercê de safras, ou a disponibilidade do produto no mercado, como blueberry.

Hoje, soluções como frutas congeladas, por exemplo, têm sido de grande valia para os restaurantes que pensam em aperfeiçoar suas produções, melhorando significativamente a falta de produto no mercado.

2) Armazenagem

 
O armazenamento de matéria-prima, em especial dos alimentos frescos e perecíveis, demandam muita atenção da equipe envolvida, isso porque é na hora da estocagem que os mantimentos são bastante manuseados.

Durante o processo, há o aumento de chances de a embalagem ser danificada, o que certamente comprometerá a qualidade e segurança dos alimentos.

Além disso, diminuir o tamanho do espaço de armazenamento é uma forma de reduzir esses custos.

3) Excesso de tempo e mão de obra no preparo das receitas

 
Manter o uso das frutas in natura dá trabalho, uma vez que seus processos desde limpeza, corte, etc. demandam tempo para consumo, o que pode impactar no tempo de produção da receita.

Novamente, as frutas congeladas vem suprir essa questão, pois tornam-se práticas, de fácil acesso e eficazes, trazendo mais simplicidade e rapidez para a receita, diminuindo a mão de obra e, permitindo também, a criação de outras receitas de pratos e bebidas, diversificando o seu negócio.

4) Frequência da compra dos produtos in natura

 
Produtos que estragam com facilidade como os in natura devem ser comprados com mais frequência, ou, então, serem congelados.

As frutas e os vegetais perdem o valor nutricional facilmente e por isso devem ser comprados frescos e consumidos em pouco tempo.

Vantagens das frutas congeladas

 
Você ainda tem dúvidas em relação às frutas congeladas em comparação com a opção in natura? Então vamos esclarecê-las.

As frutas congeladas são ricas em nutrientes quanto, ou mesmo superior às frescas.

Isso acontece por conta de que, como o congelamento preserva os alimentos, não são necessários aditivos indesejados, garantindo, assim, maior qualidade para o produto.

Outra questão que agrada os consumidores está relacionada à versatilidade.

Como assim? Simples: ao possuir as frutas congeladas em seu freezer, você não perde tempo descascando nem as lavando, pois esses processos já foram realizados antes do congelamento.

Desta forma, pode afirmar com total certeza que as frutas congeladas são tão poderosas para a saúde quanto as versões naturais, pois o processo de armazenamento, quando feito corretamente, mantém as propriedades intactas e frescas para consumo.