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Por: frubelle Em: 20 de dezembro de 2018

Salada de frutas congelada? Saiba como conservar sem perder sabor e nutrientes!

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As saladas de frutas, feitas com frutas congeladas, são práticas, nutritivas, saborosas e mais duradouras para o seu dia a dia!

Cores, sabores e muitos nutrientes em uma só porção de salada de frutas! Para isso, congelar as frutas pode ser uma boa alternativa para manter a receita intacta e duradoura, para uma alimentação saudável e equilibrada. Veja como congelar as frutas da maneira correta e promover bem-estar para o seu organismo em saboroso lanche ou sobremesa para o dia a dia.

Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto saudável deve consumir pelo menos 400 g de frutas e hortaliças, diariamente, para manter o corpo nutrido, livre de doenças e enfermidades. Sendo assim, congelar as frutas prontas para consumo, é uma boa maneira para consumir de forma prática e conservar os alimentos durante um período maior. No entanto, de acordo com a nutricionista Paola Lisboa, antes de misturar as frutas no pote, é importante ter alguns cuidados:

“Cada fruta tem suas individualidades de como de ser congelada, mas todas sempre devem estar higienizadas e bem secas. O abacate, por exemplo. Deve ser congelado sem caroço e acrescentar umas gotinhas de limão para não escurecer. Banana, abacaxi, maçã, melancia e melão devem ser congelados picados, sem casca e sementes. Já a uva pode ser congelada inteira e a pera não deve ser congelada crua, dê uma leve cozida nela”, explica a profissional.

Cuidados para congelar a salada de fruta e manter os nutrientes

– Coloque as frutas em porções separadas: Segundo a nutricionista, é importante sempre congelar em saquinhos ou potes vedados de maneira que não entre ar. Além do fato que, os recipientes devem conter porções individuais, para não ficar congelando e descongelando os alimentos.

– Duração de 20 dias no congelador: Após todo o processo de congelamento, certifique-se que as saladas de frutas não ultrapassem os 20 dias na sua geladeira. Uma boa dica é colocar etiquetas com a data da validade ou a data em que foi feita, para que não caia no esquecimento e você possa consumir de maneira adequada.

– Retire do freezer cerca de 10 minutos antes de consumir: Apenas tire a salada de frutas do congelador perto da hora do consumo, assim você evita que as frutas escureçam nesse período e percam o sabor natural.

Incremente a sua salada de frutas de forma saudável

Descongelou? É hora de diversificar na forma de consumo e obter até mais nutrientes para o seu lanche. O iogurte natural, por exemplo, é uma boa maneira de incluir uma dose de cálcio e ainda tornar a sua salada de fruta mais cremosa e saborosa. O iogurte também proporcionará saciedade, impedindo que você sinta fome rapidamente.

– Suco de laranja: Além de ajudar a descongelar mais rápido, o suco de laranja deixa a salada “molhadinha”, com aquele caldo que todo mundo gosta. você pode diversificar no sabor dos sucos de acordo com as frutas contidas no pote.

– Sementes: Sabe aqueles superalimentos que só agregam nutrientes? A chia e a linhaça, por exemplo, são ótimas opções para a salada de frutas. Elas tornarão o seu organismo mais saudável, maneira natural e saborosa.

– Oleaginosas: Crocância, sabor e uma gama de substâncias benéficas para o seu organismo. As castanhas do pará, nozes e amêndoas, tornará sua salada de fruta deliciosa. Experimente!
* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional.

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