Por: frubelle Em: 28 de maio de 2019

A importância das frutas congeladas para indústria

Frubelle

O congelamento é um dos mais antigos e mais amplamente utilizados métodos de preservação de alimentos, o que permite a preservação do sabor, textura e valor nutricional dos alimentos melhor do que qualquer outro método.

O processo de congelamento é uma combinação dos efeitos benéficos das baixas temperaturas nas quais os microrganismos não podem crescer, as reações químicas são reduzidas e as reações metabólicas celulares são retardadas.

A preservação por congelamento mantém a qualidade dos produtos agrícolas durante longos períodos de armazenamento. Como um método de preservação a longo prazo para frutas e vegetais, o congelamento é geralmente considerado como superior ao enlatamento e à desidratação, no que diz respeito à retenção em atributos sensoriais e propriedades nutritivas.

A segurança e a qualidade nutricional dos produtos congelados são enfatizadas quando são utilizadas matérias-primas de alta qualidade, boas práticas de fabricação são empregadas no processo de preservação e os produtos são mantidos de acordo com as temperaturas especificadas.

A necessidade do processo de congelamento de frutas

O congelamento tem sido empregado com sucesso para a preservação a longo prazo de muitos alimentos, proporcionando um prazo de validade significativamente maior. O processo envolve a redução da temperatura do produto geralmente para -18 ° C ou abaixo.

O estado físico das frutas é alterado quando a energia é removida por resfriamento abaixo da temperatura de congelamento. O frio extremo simplesmente retardar o crescimento de microorganismos e retarda as mudanças químicas que afetam a qualidade ou estragam os alimentos.

Competindo com novas tecnologias de processamento mínimo de alimentos, o congelamento industrial é o método mais satisfatório para preservar a qualidade durante longos períodos de armazenamento.

Quando comparado em termos de uso de energia, custo e qualidade do produto, o congelamento requer o menor tempo de processamento. Qualquer outro método convencional de preservação focado em frutas e vegetais, incluindo desidratação e enlatamento, requer menos energia quando comparado com o consumo de energia no processo de congelamento e armazenamento. No entanto, quando o custo total é estimado, os custos de congelamento podem ser mantidos tão baixos (ou menores) quanto qualquer outro método de preservação de alimentos.

Situação atual da indústria de alimentos congelados no Brasil

O mercado de alimentos congelados é um dos maiores e mais dinâmicos setores da indústria alimentícia. Apesar da considerável competição entre a indústria de alimentos congelados e outros setores, grandes quantidades de alimentos congelados estão sendo consumidas em todo o mundo.

Tendências futuras na tecnologia de congelamento

A indústria de alimentos congelados é altamente baseada na ciência e tecnologia modernas. Começando com o primeiro desenvolvimento histórico no congelamento da preservação de alimentos, hoje, uma combinação de vários fatores influencia a comercialização e o uso da tecnologia de congelamento.

O crescimento futuro dos alimentos congelados será afetado principalmente por fatores econômicos e tecnológicos. Crescimento populacional, renda pessoal, custo relativo de outras formas de alimentos, mudanças nos gostos e preferências, e avanços tecnológicos nos métodos de congelamento são alguns dos fatores relacionados ao futuro da tecnologia de congelamento.

O crescimento populacional e a crescente demanda por alimentos geraram a necessidade de produção comercial de produtos alimentícios em operações de larga escala.

Além disso, dependendo da renda pessoal, o custo relativo dos produtos congelados é um dos fatores econômicos mais importantes. Produzir a mais alta qualidade ao menor custo possível é altamente dependente da tecnologia utilizada. Como resultado, a evolução da tecnologia de congelamento nos últimos anos tem sido caracterizada principalmente por melhorias no manuseio mecânico e no controle do processo para aumentar a taxa de congelamento e reduzir o custo.

Hoje, uma demanda crescente por alimentos congelados já existe e a expansão da indústria depende principalmente da capacidade dos processadores de alimentos de desenvolver qualidades superiores tanto nas técnicas de processo como nos produtos.

Melhorias só podem ser alcançadas concentrando-se em novas tecnologias e investigando fatores mal compreendidos que influenciam a qualidade de produtos alimentícios congelados.

Melhorias em formas novas e convenientes de alimentos, bem como mais informações sobre custo relativo e valores nutritivos de alimentos congelados, contribuirão para o crescimento contínuo da indústria.

Você gostou o artigo? Conheça a Frubelle, clique aqui.