Por: frubelle Em: 3 de março de 2021

7 benefícios das frutas congeladas no verão

Estamos no verão, a estação ideal para uma boa limonada, água de coco, sorvete, sucos gelados, frutas frescas e vários outros alimentos refrescantes. Porém, muitas pessoas desconhecem os benefícios das frutas congeladas neste mix de iguarias do verão.

Algumas pessoas pensam que, para obter uma nutrição adequada, devem comer frutas e vegetais frescos. Mas isso é uma meia verdade! Os produtos frescos são obviamente deliciosos e, claro, você deve ficar à vontade para comê-los o quanto quiser. Mas há um lugar para produtos congelados em sua vida saudável também.

Para garantir suas porções diárias recomendadas de frutas e vegetais, às vezes faz sentido ir para o corredor dos freezers. Afinal, as frutas congeladas são muito nutritivas e podem ajudá-lo não apenas a ter uma dieta balanceada, mas também a adicionar sabor e frescor ao seu verão.

Neste artigo vamos destacar os principais benefícios das frutas congeladas e como você pode encaixá-las facilmente em sua rotina alimentar. Acompanhe!

7 benefícios das frutas congeladas

 

1. As frutas congeladas são sempre maduras

 
No minuto em que uma fruta é colhida, inicia-se uma espécie de contagem regressiva: ela começa a perder nutrientes e deve ser consumida rapidamente antes que fique estragada. Ou seja, o tempo entre a colheita e o consumo da fruta afeta seu valor nutricional.

Como a maioria das frutas congeladas são congeladas logo depois de serem colhidas, elas podem amadurecer totalmente – mantendo suas vitaminas, minerais e antioxidantes. O processo de congelamento “segura” muitos de seus nutrientes.

Por outro lado, muitos dos produtos frescos que chegam ao supermercado foram colhidos a centenas de quilômetros de distância e tiveram que viajar de caminhão para chegar lá.

Ou seja, as frutas podem ter sido colhidas antes de atingir seu pico nutricional e, em seguida, amadurecido artificialmente durante o transporte.

2. Frutas congeladas são tão nutritivas (ou até mais) do que frescas

 
Cientistas da Leatherhead Food Research e da University of Chester realizaram 40 testes para medir os níveis de nutrientes em produtos que haviam ficado na geladeira por três dias, em comparação com equivalentes congelados. Eles encontraram nutrientes mais benéficos nas amostras congeladas de todos os alimentos – de brócolis a mirtilos.

Em dois de cada três casos, frutas e vegetais congelados continham níveis mais elevados de antioxidantes, incluindo polifenóis, antocianinas, luteína e betacaroteno.

Esta conclusão apoia pesquisas anteriores, que descobriram que o congelamento de produtos não destrói seus nutrientes. Em um relatório, o conteúdo de vitamina C em brócolis frescos despencou em mais de 50% em uma semana, mas caiu apenas 10% em um ano inteiro quando congelado.

Com base nesses dados, podemos concluir que um dos grandes benefícios das frutas congeladas é justamente o poder nutricional desses alimentos.

3. Frutas congeladas não contêm aditivos

 
Outro dos benefícios das frutas congeladas é a ausência de aditivos. Como o congelamento preserva os alimentos, nenhum aditivo indesejado é necessário para manter as frutas em boas condições para consumo.

Além disso, produtos “crus” (por exemplo, sem adição de sal ou açúcar) são a norma quando falamos sobre frutas congeladas. Por isso é incrivelmente fácil encontrar frutas com listas de ingredientes de uma única palavra: simplesmente o nome da fruta.

4. Facilidade para manter uma vida saudável

 
As frutas frescas são ótimas, mas podem adicionar uma camada de complexidade no dia a dia. Afinal, quem nunca se sentou para comer uma maçã e notou que já estava estragada? Ou, então, ficou com preguiça de descascar e cortar uma manga?

É por isso que um dos benefícios das frutas congeladas é a praticidade. Elas não requerem lavagem, descascamento ou corte. Trata-se de uma maneira facilitar uma rotina saudável – sem desculpas para não ingerir frutas.

Um estudo descobriu que as mulheres que trabalham gastam, em média, menos de uma hora por dia preparando, servindo, comendo e limpando após as refeições. Isso não é menos de uma hora para cada refeição – é menos de uma hora para todas as refeições diárias!

Como os produtos congelados não precisam de preparação, eles podem economizar muito tempo, permitindo incluir frutas no cardápio diário sem problemas.

5. Frutas congeladas são versáteis

 
As frutas congeladas podem ser usadas de várias maneiras. Além de ingeridas puras, é possível adicionar frutas congeladas aos sucos e smoothies, descongelar frutas e usar como cobertura para uma panqueca ou tapioca, adicioná-las em uma tigela com açaí e granola, entre várias outras opções. Simples, delicioso e pronto em um instante.

6. Sabor e frescor para o verão

 
Quando falamos sobre os benefícios das frutas congeladas no verão, é impossível não falarmos sobre o sabor e o frescor desses alimentos. Nesta estação tão quente, todas as formas de alimentação mais leves são bem-vindas: sucos, batidas, saladas de frutas, sorvetes, entre outras. E tudo isso pode ser feito com as frutas congeladas.

7. Facilidade no armazenamento

 
Por fim, o último dos benefícios das frutas congeladas que vamos destacar é a sua facilidade no armazenamento.

Enquanto as frutas frescas exigem muitos cuidados – tanto para os varejistas quanto para os consumidores –, as frutas congeladas são super práticas.

Elas são congeladas logo após a colheita e seguem congeladas até que cheguem nas mãos do consumidor final. Somente no momento do consumo é que elas são descongeladas, garantindo que estejam sempre maduras e nutritivas. Além disso, em muitos casos é possível usá-las sem descongelar – como em um smoothie ou suco.

Está preparado para as frutas congeladas neste verão?

 
Vimos neste artigo como são muitos os benefícios das frutas congeladas no verão, não é?

Trata-se de uma forma de consumo das frutas que ainda não é muito popular no Brasil por uma questão cultural. Porém, a cada ano que passa, mais e mais pessoas incorporam as frutas congeladas no seu dia a dia e passam a vivenciar todas as vantagens deste alimento.

E não existe estação melhor para começar a explorar o mundo das frutas congeladas do que o verão, não é mesmo?

 
Você já conhecia os benefícios das frutas congeladas no verão? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!