Por: frubelle Em: 9 de julho de 2019

Entenda como funciona o processo de congelamento IQF

Entenda-como-funciona-o-processo-de-congelamento-IQF

Quando se trata de produtos congelados e armazenamento de alimentos, o termo IQF significa “congelamento individual rápido”.

O método de congelamento IQF é especial devido à sua capacidade de congelar individualmente todos os seus componentes e mantê-los separados uns dos outros.

Por exemplo, se usássemos um congelador IQF para congelar um lote de bagas, as bagas não seriam agrupadas e congeladas juntas. Em vez disso, cada fruta individual seria separada dentro do lote. Isso torna muito mais fácil congelar e armazenar individualmente produtos como pêssegos, frutas vermelhas, ervilhas, peixes, camarões e aves.

O avanço tanto na forma como os produtos são congelados quanto na velocidade com que um produto pode ser completamente congelado está atingindo novos patamares no sentido tecnológico.

Métodos de congelamentos também avançaram ao longo dos anos, mas um dos maiores focos é a velocidade com que os produtos estão sendo congelados. É aí que a tecnologia IQF entra em ação no mercado de alimentos congelados. O congelamento IQF permite que os proprietários de empresas congelam individualmente uma grande parte dos produtos ao mesmo tempo. Esse método de congelamento revolucionou o mercado como um todo.

Como o IQF funciona:

O processo do IQF depende do congelamento do produto com extrema rapidez. O congelamento rápido o suficiente faz com que cristais de gelo muito menores se desenvolvam dentro do produto. Cristais de gelo que se desenvolvem com métodos mais lentos de congelamento são maiores e esses cristais danificam as células e tecidos do produto.

Este é o conceito por trás do processo de IQF. Alimentos e produtos que são congelados através de meios mais lentos de congelamento tendem a ser secos e danificados quando são descongelados. A formação de cristais de gelo maiores danifica as paredes das células e reduz a qualidade dos alimentos. O congelamento do IQF, no entanto, não permite que ocorra o processo de formação maior de cristais de gelo.

O processo de cristalização do gelo ocorre entre 30 a 25 ºF ou -1 a -4 ºC. Os freezers da IQF congelam o conteúdo extremamente rápido, contornando essa zona crucial o mais rápido possível. Isso garante que a comida consiga congelar, mal tendo a chance de desenvolver cristais de gelo dentro de si, mantendo assim a qualidade do produto.

Ao congelar rapidamente o produto, as células dentro da comida não são danificadas e preservadas, de modo que um resultado de qualidade superior é adquirido a cada vez.

Conheça a nossa solução de congelamento IQF. Clique aqui